Consultas Particulares: Reembolso junto ao plano de saúde e abatimento no Imposto de Renda
Publicado por Priscilla Falcão em
Consultas Particulares: Reembolso pelo plano de saúde e desconto no Imposto de Renda
Uma grande parcela dos psiquiatras não atende por planos de saúde. O motivo é simples: na maioria das vezes, o repasse do plano é tão baixo, que só vale a pena para médicos que consigam fazer atendimentos rápidos, para que então seja possível encaixar várias consultas no mesmo dia. Para muitas especialidades isso é possível, mas o psiquiatra precisa de tempo para conversar, conversar bastante! Em geral, a primeira consulta dura mais que 1 hora, e as seguintes tem um tempo reservado de até 1 hora. (Para entender melhor como é uma consulta com psiquiatra, clique AQUI)
Entretanto, para quem declara Imposto de Renda e/ou tem um plano de saúde, é possível remunerar os profissionais de saúde pelo seu trabalho e ainda assim diminuir o impacto financeiro disso. Explico a seguir:
Como funciona o reembolso médico junto ao plano de saúde?
O direito ao reembolso ocorre quando o paciente realiza uma consulta ou exame particular, isto é, fora da rede credenciada do plano. Nesse caso, o plano de saúde não é obrigado a cobrir integralmente o valor que o paciente pagou, mas deve fazê-lo conforme o contrato, o que varia de operadora para operadora.
Portanto, esteja ciente do seu contrato, pois nem todos incluem a condição de reembolso! Você pode (e deve) entrar em contato com sua seguradora para verificar se há direito contratual ao reembolso e quais são as condições, bem como os documentos necessários para solicitá-lo (geralmente, o recibo/nota da consulta é suficiente).
O contrato, além de estabelecer se há ou direito a reembolso, também estabelece um teto para reembolso máximo. Esse valor é variável, e a única forma de saber é conferir no contrato ou entrar em contato diretamente com o plano para sanar a dúvida.
Como funciona a dedução de gastos com saúde no Imposto de Renda?
Despesas médicas realizadas para você e seus dependentes podem ser deduzidas integralmente da base de cálculo do Imposto de Renda. Não há limite de valor, desde que as regras da Receita Federal, como ter recibos/notas de todas as consultas realizadas, e guardá-los por até 5 anos. Atualmente, é possível receber esses documentos na forma digital, por e-mail, tornando mais fácil o armazenamento.
São consideradas despesas médicas os pagamentos efetuados a: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e dentárias.
Caso tenha interesse em agendar uma consulta, clique no botão a seguir para entrar contato através do WhatsApp: