Animal de assistência emocional
Os chamados “Animais de Assistência Emocional” são animais que auxiliam seus tutores no controle de transtornos psiquiátricos como transtorno de humor (depressão, bipolaridade), ansiedade, borderline, dentre outros. Pelo seu caráter assistencial, eles podem inclusive acompanhar seus tutores na cabine do avião e em outros tipos de transporte (o processo de autorização fica a critério de cada companhia aérea, e exige uma declaração do seu médico psiquiatra, atestando a necessidade de suporte).
Sabemos hoje que a companhia dos pets tem efeitos positivos sobre a saúde mental, auxiliando até mesmo no tratamento de transtornos mentais. Segundo a revista Forbes, as adoções de pets aumentou em mais de 4 vezes durante a pandemia de COVID, momento em que muitas pessoas tiveram dificuldades em manter uma boa saúde mental devido ao isolamento.
A terapia animal, inclusive, tem sido utilizada em pacientes com condições psiquiátricas e os resultados têm sido positivos. É o que mostra, por exemplo, um estudo publicado em 2018 no Journal of Psychiatric Research pelos autores Jorge Mota Pereira e Daniela Fonte. Os pesquisadores testaram o efeito que adotar um animal pode ter sobre pessoas resistentes ao tratamento de depressão – ou seja, para pessoas que não obtiveram melhora satisfatória dos sintomas depressivos apenas com o uso de medicações antidepressivas.
Sugeriram a um grupo destes pacientes que adotassem um animal de estimação, e então compararam 2 grupos:
- o grupo de intervenção: pacientes que adotaram um animal;
- um grupo “controle”: pacientes que não adotaram nenhum animal.
Nos 2 grupos, os pacientes continuaram usando as medicações antidepressivas indicadas.
Os resultados mostram que o grupo 1 (que adotaram um pet) teve uma melhora significativa em sintomas depressivos e funcionalidade, bem como maior taxa de remissão quando comparado com o grupo 2 (sem pet). A conclusão é: adotar um animal pode ser um adicional eficaz ao tratamento de depressão.
Portanto, desde que tenha condições suficientes para cuidar um animalzinho, adotar um pet pode ser um ganho duplo – ele ganha um lar, e você maior sensação de bem-estar.
.
Priscilla Falcão – Psiquiatra – CRMMG 65203 / RQE 47219
Agendamento de consultas presenciais e online: 31 99799-2002